Download PDF by Michael Pollan: O dilema do onívoro (Portuguese Edition)

By Michael Pollan

O autor americano fez uma espécie de genealogia da comida ao percorrer, em marcha a ré, a trajetória do alimento da mesa até sua origem mais remota. Muito além do jornalismo, dá absolutamente todas as explicações a respeito de cada ingrediente consumido diariamente. Ao contrário dos que tentam esquecer os abusos da indústria alimentícia, Michael Pollan leu o rótulo e viajou até o pedaço de terra onde cada substância foi plantada. Percebeu que identificar o desenvolvimento, a manipulação e a industrialização das comidas processadas exige talento de um detetive ecológico, munido de coragem e destreza.

No início dessa investigação retrospectiva da cadeia alimentar, o autor descobriu a onipresença do milho, que alimenta não só a galinha como o cordeiro e o salmão! Obra da superprodução dessas calorias baratas conquistada pela agricultura americana. Seja nos refrigerantes, no creme para o café, na fruta em lata ou nas misturas para bolos, o grão é superestimado pela indústria, apesar de seus conhecidos danos à saúde. Por isso Pollan visitou campos cultivados, pilotou tratores em milharais e fez perguntas capciosas aos produtores, obrigados a tornar cada processo transparente e acessível ao leigo.

O jornalista devassou o processamento da comida em todos os seus aspectos, até o das propostas aparentemente mais saudáveis. Quando descobriu as fazendas "orgânicas industriais", surpreendeu-se com a contradição da proposta: numa grande cadeia de lojas de produtos orgânicos, o rótulo do frango "Rosie" afirmava ser "criado em liberdade". Ao seguir seus traços até o abrigo em que vivia, verificou que, a não ser pelo certificado orgânico de sua ração, também period mantido em cárceres como os das galinhas confinadas em granjas industriais.

Michael Pollan visitou matadouros e delatou a brutalidade com que os animais são abatidos nos Estados Unidos, segundo ele, sem precedentes em todo o mundo. A certa altura, foi à caça de um porco para se conscientizar da agonia do bicho, estripando-o e o preparando para um jantar feito apenas com ingredientes que ele próprio coletou. Trata-se de um impressionante e detalhado tratado sobre alimentação que, pela competência e incansável pesquisa do autor, foi incluído nas listas dos melhores livros do ano das principais publicações americanas.

Los Angeles Times "Michael Pollan aperfeiçoou um estilo - que alia uma prazerosa ironia a um mal camuflado tom de insulto - e uma maneira de se inserir na narrativa de modo que o tema tome forma por meio do que ele está sentindo e pensando. É um mestre em utilizar o passado para revelar grandes questões."

The Seattle Times
"Se você alguma vez pensou que ‘o que tem para jantar' fosse uma pergunta simples, vai mudar de idéia após ler a cáustica acusação de Pollan a respeito da atual indústria de alimentos - e sua sugestão de alternativas inspiradoras... Gostei tanto desse livro que não queria que terminasse."

O Globo, "Prosa & Verso""Comer já foi mais fácil, foi a conclusão a que cheguei ao ultimate de O dilema do onívoro, do jornalista americano Michael Pollan, que se dispôs (e como) a mergulhar fundo em tantas questões alimentares. E colocar tudo em pratos limpos."

O Estado de S. Paulo "(...) uma crítica bem fundamentada aos hábitos alimentares norte americanos."

The ny instances ebook Review "Um livro reflexivo, que nos absorve... Você não vai encontrar uma explicação melhor para a origem da sua comida."

Show description

Read or Download O dilema do onívoro (Portuguese Edition) PDF

Similar special diets books

Download PDF by Elisabeth Lukas,Thomas Reich: Für dich: Heilende Geschichten der Liebe (German Edition)

Für alle LiebendenNicht selten vergessen wir, dass Liebe Orientierung am Du, am Anderen bedeutet. Dieses wechselseitige Glück ist Grundbedingung erfüllten Lebens. Elisabeth Lukas, die große und erfahrene Therapeutin, öffnet mit einfühlsamen, leicht zugänglichen Texten die Augen für die vielen Facetten der Liebe.

Download e-book for iPad: DIY Protein Bars Cookbook: Easy, Healthy, Homemade No-Bake by Jessica Stier

DIY Protein Bars is a suite of forty eight effortless, fit, home made, no-bake treats that style like dessert, yet simply ensue to be filled with protein! And there are alternatives for everybody. The recipes are (or can simply be made) gluten-free, dairy-free, nut-free, soy-free and vegan… yet you’d by no means are aware of it.

Violaine Bergoin's Simply Raw! Rezepte ohne Kochen & Backen: Mit vielen PDF

Natürlich gesund - natürlich intestine! Lebensfreude, Luxus, Genuss und Leichtigkeit: das sind die Begriffe, mit denen die Autorin ihre Gerichte beschreibt. Seit 2008 ist uncooked nutrition ihr großes Thema - und sie zeigt, welche Geschmackserlebnisse hier möglich sind. Mit ihren Rezepten hat sie es sogar geschafft, Chefköchin des ersten Raw-Food-Restaurants in Paris zu werden.

Read e-book online Saffron Soul PDF

Indian foodstuff is an the world over renowned delicacies, but, unfairly, it is usually thought of to be heavy, wealthy and lavish. With extra humans than ever ahead of turning to fit domestic cooking there hasn't ever been a greater time for a clean and lighter tackle Indian meals – one that Mira is growing along with her brilliant and fit cooking type.

Extra resources for O dilema do onívoro (Portuguese Edition)

Sample text

Download PDF sample

O dilema do onívoro (Portuguese Edition) by Michael Pollan


by John
4.0

Rated 4.67 of 5 – based on 38 votes